Um propósito claro
O Grupo Boticário é comprometido em oferecer produtos seguros. Nós temos orgulho de há mais de 20 anos não realizar testes em animais e implementar tecnologias que nos garantam todos os respaldos de segurança e eficácia antes do lançamento de produtos.
Todos os ingredientes passam por uma revisão completa, realizada por uma equipe multidisciplinar composta por pesquisadores, farmacêuticos, biólogos, químicos, toxicologistas e microbiologistas.

Cada departamento confere um parecer técnico sobre cada ingrediente antes que ele seja introduzido no Grupo Boticário.
Dentro desse processo, se qualquer informação relevante – por meio de investigação científica – possa evidenciar uma restrição ou risco, a empresa imediatamente interromperá sua introdução e o ingrediente será banido.
ETAPA PRÉ-CLÍNICA
Começamos a nossa avaliação de segurança dentro da etapa conhecida como pré-clínica.
Aqui é onde os toxicologistas analisam a estrutura química dos ingredientes com auxílio de ferramentas computacionais (in silico) para prever possíveis risco à saúde.
Depois dessa etapa, se necessário, estudos in vitro são realizados para confirmar a segurança e/ou determinar a concentração segura dos ingredientes por tipo de produto e público-alvo.
ESTUDOS CLÍNICOS
A confirmação da segurança dos produtos é realizada nesta etapa, a clínica.
Contamos com os mais avançados protocolos internacionais realizados em parceria com institutos de Pesquisa Clínica e sempre acompanhados por médicos dermatologistas,
pediatras e/ou oftalmologistas, a fim de garantir a segurança do nosso público final.
O Grupo Boticário exporta seus produtos para diversos países e, por isso, estamos sempre alinhados aos órgãos governamentais e científicos internacionais que emitem os pareceres sobre a segurança dos
ingredientes e se eles se adequam a essas regulamentações.
Por isso, pode ter certeza: todos os nossos produtos de todas as marcas passaram por uma avaliação de segurança rigorosa e completa e podem ser usados com a máxima confiança.
MONITORAMENTO PÓS-VENDA (COSMETOVIGILÂNCIA)
O nosso acompanhamento do produto no pós-venda é feito através de um sistema de monitoramento que chamamos de Cosmetovigilância.
O que seria isso? Com a Cosmetovigilância, é possível determinar o perfil aceitável de
reclamações de produtos após a sua introdução no mercado.
Essa coleta de informações e análise dos dados dos produtos no mercado é relacionada às queixas sobre:
• Segurança (eventos adversos)
• Eficácia
• Embalagens
Essa captação dos dados pós-venda nos auxilia a retroalimentar a cadeia de desenvolvimento que avalia se a quantidade (número de queixas) e qualidade (perfil e gravidade das queixas) estão dentro do esperado para aquele determinado produto.
Esse número e perfil variam muito de produto para produto e, para uma mesma categoria, podem ser influenciados por vários fatores, como público-alvo, volume de vendas, forma de uso etc.
Com base nessas informações, podemos melhorar ainda mais a performance dos nossos produtos e aperfeiçoar os próximos lançamentos.
