Turismo em áreas naturais
A Fundação Grupo Boticário acredita que o turismo em áreas naturais ajuda a promover o desenvolvimento socioeconômico da região.
Além disso, o contato com essas áreas é fundamental para qualidade de vida das pessoas.
No entanto, para que a experiência do turista seja completa, é fundamental que os destinos turísticos estejam preparados com a infraestrutura mínima necessária, e que a atitude do visitante também seja consciente.
Por isso, a Fundação vem desenvolvendo estratégias para potencializar a destinação de recursos públicos ou privados para o turismo em Unidades de Conservação, articulando junto ao Poder Público para a regulamentação e/ou implantação de turismo em UC e Áreas Naturais.
Assim, consegue o apoio financeiro em projetos que estejam ligados diretamente ao tema e realiza campanhas de conscientização com a sociedade.
Acreditamos que remanescentes naturais em bom estado de conservação, (podem ser grandes ou pequenos, como RPPNs que podem ser menores e mesmo assim altamente relevantes do ponto de vista da biodiversidade), representam uma oportunidade única para impulsionar a economia local e regional.
Porém, é preciso que o ambiente esteja adequado para receber o visitante e que ele seja responsável em suas atitudes, para que as áreas naturais possam continuar exercendo suas funções.