X

Propriedade Intelectual: publicações de artigos científicos e depósitos de patentes

O Grupo Boticário também tem um olhar bastante estratégico para o tema de propriedade intelectual.

Incentivamos publicações de artigos científicos e depósitos de patentes, visando impulsionar e prestigiar o desenvolvimento tecnológico, valorizando nosso capital intelectual. Como alguns exemplos, podemos citar:

PATENTES

Recentemente, tivemos uma patente depositada referente a um kit de composição cosmética formadora de filme, presente nos batons Liptint do Grupo Boticário. Essa composição proporciona elevada aderência e conforto nos lábios, garantindo a completa resistência ao suor, à água, abrasão, refeições e à prova de beijos.

Álcool vínico: e se uníssemos a sofisticação do vinho com a arte da perfumaria? Através de uma patente pioneira no Brasil, o Grupo Boticário inovou e trouxe o álcool vínico macerado em barril de carvalho francês para as fragrâncias de Malbec. O álcool vínico consiste em um álcool com um conceito diferenciado e um sensorial único. Esse álcool é um produto da fermentação da uva, seguido de purificação por destilação, e é utilizado em uma das patentes do GB em substituição total, ou parcial, ao álcool etílico convencional. Além disso, ele possui um diferencial por conter substâncias residuais características da fermentação de uvas, conferindo um odor característico ao etanol e contribuindo para uma percepção sensorial olfativa surpreendente. A utilização do álcool vínico em perfumaria permite que se tenha um diferencial dentro do produto, trazendo exclusividade e encantamento aos consumidores da marca e um conceito inovador dentro da perfumaria.

PUBLICAÇÕES

Em 2020, também tivemos a honra de publicar um artigo intitulado “Proteomics reveals that quinoa bioester promotes replenishing efects in epidermal tissue” (DOI: 10.1038/s41598-020-76325-6) na revista internacional Scientific Reports (revista da Nature Research) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Positivo.
A publicação é referente a um estudo que avaliou a influência de um ativo produzido pelo Grupo Boticário, o bioéster de quinoa, na pele.

Esse estudo permitiu comprovar propriedades
benéficas desse ativo, como por exemplo:

Prevenção do envelhecimento

Homeostase celular

Regeneração tecidual

Proteção contra radiação ultravioleta e danos oxidativos

Já podemos ver esse composto e seus benefícios em diversos produtos do nosso portfólio, como na linha corporal de Nativa SPA.
Em 2021, publicamos na revista Journal of Applied Toxicology o artigo científico intitulado “Integrated approaches to testing and assessment as a tool for the hazard assessment and risk characterization of cosmetic preservatives” (DOI: 10.1002/jat.4156).
Esse trabalho demonstra nossa preocupação com a utilização e avaliação de segurança de sistemas conservantes.

Ingredientes conservantes são frequentemente questionados por causarem riscos à saúde, como alergias, irritações na pele entre outros. Esse trabalho nos permitiu caracterizar a avaliação de risco de ingredientes e definir as melhores opções, limitando sua concentração, tipo de produto e público-alvo.
Dessa forma, permite que a gente desenvolva produtos ainda mais seguros para nossos consumidores.