X

Parcerias

Aqui, no Grupo Boticário, nós buscamos soluções e oportunidades de parceria no ecossistema de inovação e intermediamos o melhor modelo com as áreas internas do GB, para potencializar os recursos internos e a inovação.

Atuamos com codesenvolvimento e parcerias que alavanquem a inovação em produtos, processos, novas metodologias e tecnologias.

Como as pessoas contribuem com as pesquisas do GB? Saiba no nosso podcast com o gerente sênior de Design, Redes de Inovação e Sustentabilidade de Produtos, Alexandre R. Silva, e a gerente de Inovação Aberta e DTV, Fernanda Angelucci.

Leia o podcast aqui.

Quem inova com o Grupo Boticário?

Corporações: fornecedores, empresas do mesmo setor, outros setores

Startups:
incubadoras, aceleradoras

Crowd: hubs de inovação
e público no geral

Governo:
órgãos de fomento

Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs):
universidades e institutos de pesquisa

COMO INOVAMOS?

Monitoramento: estamos em contato com o ecossistema de inovação, visando monitorar oportunidades aplicáveis ao Grupo Boticário para que possamos oferecer, cada vez mais, tecnologias e produtos inovadores aos nossos consumidores.

CASES

Projeto Belas Artes com Embrapa

O Grupo Boticário, em parceria com a Embrapa Agroenergia e apoio EMBRAPII, está desenvolvendo um projeto cujo objetivo é produzir corantes por via biotecnológica e buscar novas fontes de obtenção de cor através de microalgas, fungos e bactérias por processo fermentativo.

Braskem Labs

Está na essência do Grupo Boticário buscar o sucesso responsável e sermos inquietos, por isso fazemos parcerias com nossos fornecedores.
Um exemplo disso foi a atuação do grupo como cosponsor do Braskem Labs, através da avaliação de startups e mentoria.
O Braskem Labs é um programa de aceleração para empreendedores que querem o sucesso de seus negócios, pois acreditam no seu potencial de transformar o mundo.
A aceleração acontece com objetivos específicos e focados em negócios com diferentes escalas de desenvolvimento feitos para incentivar o ecossistema, gerar impacto socioambiental e resolver desafios dos negócios que tenham o plástico ou a química como parte da solução.

Parceria UFPR

As parcerias públicas e privadas são estratégias importantes para o desenvolvimento científico e tecnológico em temas de interesse em comum.

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) é um parceiro estratégico do Grupo Boticário, com o qual temos um acordo de cooperação para projetos inovadores.
Como exemplo, podemos citar a parceria entre o laboratório de biopolímeros da UFPR e o GB com foco em pesquisas sobre novas tecnologias em cosméticos.

Os resultados são mutuamente benéficos e, por meio de colaboração científica, permitiu ceder em comodato um equipamento Zeta Sizer à Universidade.
Esse equipamento é imprescindível em pesquisas associadas à polímeros e nanotecnologia, com inúmeros impactos positivos nas pesquisas desenvolvidas por ambas as instituições.

PUCPR

Desde 2016, participamos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), em parceria com a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Essa parceria fornece oportunidade para estudantes de graduação do ensino superior a vivenciarem desafios tecnológicos de P&D do Grupo Boticário, participando ativamente de atividades, metodologias, conhecimentos e práticas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Bolsistas Inova Talentos (CNPQ IEL)

Participamos do programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro, desenvolvendo projetos de inovação no Grupo Boticário.

I.A.R.A.™ 2.0

Em parceria com a EMBRAPII e o Senai, desenvolvemos uma metodologia que permite, em escala laboratorial e ambiente simulado, a avaliação da (bio)degradação de composições e ecotoxicidade de embalagens plásticas.

Você sabe para que serve a análise de ecotoxicidade? É uma importante ferramenta para auxiliar na seleção de matérias-primas no processo de formulação de produtos cosméticos.

Assim, são desenvolvidos produtos mais sustentáveis e que gerem menor impacto ao meio aquático, acarretando menor risco para o meio ambiente, além de auxiliar na geração de indicadores de sustentabilidade.