X

Grupo Boticário desenvolve ferramenta exclusiva de ciência de dados capaz de acelerar em até 5 vezes as análises e testes de produtos

Projeto “The Future of Data Analysis” (F.o.D.A.) usa inteligência artificial para otimizar processos e reduzir custos no desenvolvimento de novos itens

A ciência de dados e a inteligência artificial têm sido aliadas fundamentais do Grupo Boticário no seu propósito de transformar o mundo através da beleza e de seus produtos. Desenvolvido em 2020 pela equipe de Performance de Produtos e Analytics da empresa, o projeto “The Future of Data Analysis” (F.o.D.A.) desenvolveu uma ferramenta que organiza informações e big data do histórico de fórmulas, embalagens e testes de produtos de mais de 40 anos da empresa e suas marcas para elaboração, aperfeiçoamento e predições para desenvolvimento de novos produtos de beleza.

Nos últimos meses, desde sua implantação, o uso da ferramenta tem garantido ganhos importantes para o negócio, como por exemplo a redução de custo de testes em 10% e o aumento de produtividade interna em cinco vezes, se comparado ao período anterior à implantação do projeto. O investimento em tecnologia foi de cerca de R$ 500 mil, já que se trata de uma ferramenta totalmente personalizada e desenvolvida sob a gestão dos próprios colaboradores do Grupo.

Com a ferramenta, o Grupo Boticário obtém também maior assertividade ao processo de pesquisa e desenvolvimento, já que a tomada de decisões está baseada em dados de mais de 35 mil fórmulas já avaliadas, além de garantir maior robustez nas análises e desenvolvimento de fórmulas.

A ferramenta é composta por dashboards operacionais com regras de negócios e modelos que antecipam e auxiliam no prognóstico da performance em testes de embalagens e fórmulas novas ou antigas de forma totalmente personalizada, reduzindo assim o tempo entre concepção do produto até ele estar à venda nas lojas.

“Trazemos os dados para o centro das pesquisas e expandimos a relação pessoa-processo-ferramentas, ganhando a chance de desenvolver novas funcionalidades. O tema de ciência de dados está sendo cada vez mais aplicado ao ramo de indústria cosmética e com a ferramenta usamos todo nosso histórico, o que nos permite viver uma verdadeira transformação digital”, disse Juliana Canellas, diretora de Qualidade e Performance de Produtos no Grupo Boticário. “Pesquisadores do time de Performance de Produtos e P&D podem agora utilizar ferramentas com uso de técnicas de machine learning no processo de avaliação e desenvolvimento de produtos, agilizando muito todo o processo”, completou.

Sobre o Grupo Boticário 

O Grupo Boticário são várias empresas em uma: laboratório, fábrica, logística, marketing e varejo. São várias marcas: O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.U.I, presentes em diferentes canais. Mas com um só propósito: criar oportunidades para a beleza transformar o mundo ao nosso redor. A beleza que está na essência do Grupo Boticário se materializa não só na Fundação Grupo Boticário, a maior do país, mas também em transformações que impactam positivamente os produtos, operações, canais e toda a cadeia de valor.