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Grupo Boticário cria laboratório de neurociência para desenvolvimento de produtos

Para captar os desejos dos consumidores e ir além das tendências de consumo, empresa investe em técnicas inovadores para compreender a tomada de decisão antes da compra

O Grupo Boticário, maior varejista de beleza do Brasil, investiu nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Qualidade & Performance (Q&P), em equipamentos e na capacitação de pessoa para o desenvolvimento de novas metodologias e avaliações em neurociência dedicado à concepção e produção de novos itens para o seu portfólio. O objetivo é usar técnicas que estudam o cérebro para entender o consumidor e, assim, entregar novos produtos e experiências de beleza que despertem sensações e emoções que promovam saúde e bem-estar.

Com investimento em equipamentos e treinamentos da equipe, o Grupo Boticário reforça o compromisso da empresa com a adoção da ciência de ponta e da inovação, características que fazem parte da essência grupo. Nos últimos 5 anos, o Grupo Boticário inovou ao lançar ingredientes e produtos relacionados a sensações. O movimento aconteceu primeiro em perfumaria e hoje permeia várias categorias, algo que o as novas metodologias e equipamentos de neurociência do GB vão ajudar a expandir ainda mais.

A tecnologia já vem sendo aplicada a produtos como o Linda Felicidade – resultado de estudos que revelaram cheiros que remetiam a momentos de felicidades –  e a linha Cuide-se Bem Boa noite, com ingredientes que contribuem para uma noite de sono agradável. Em 2021, também foram desenvolvidos produtos exclusivos na linha Aroma&Terapia, com fragrâncias que inspiram energia, conforto e relaxamento. desenvolveu produtos. Entre as maquiagens do grupo, até a textura do batom é pensada para entregar uma experiência satisfatória e que atenda aos anseios dos consumidores.

“A neurociência busca entender o que o consumidor não consegue verbalizar, mas que o encanta e o faz tomar decisões na hora da compra. A partir dela, mensuramos atributos emocionais e inconscientes que ajudam o consumidor na escolha do produto. A neurociência no GB já é uma realidade dentro do planejamento e desenvolvimento de produtos e agora temos a oportunidade de alavancar ainda mais nossa pesquisa e seguir inovando”, afirma Juliana Canellas, diretora de Qualidade e Performance de Produtos do Grupo Boticário.

Poucas empresas no Brasil investem na capacitação do time e em equipamentos que ajudam a captar o desejo dos consumidores. O Grupo Boticário se destaca em investir internamente, em seu próprio laboratório e em um time treinado e dedicado a este tipo de estudo.

O novo laboratório faz parte também do projeto “Futuro da Beleza”, um guia das operações do Grupo Boticário para os próximos anos. E a neurociência será usada como aliada. “A neurociência pode atuar em vários dos territórios da nossa indústria, tanto na estratégia de inovação, como também de produtos, atributos e experiência do consumidor. Com a nova metodologia dentro de casa, poderemos garantir que essas entregas estejam inteiramente conectadas aos desejos dos consumidores”, completa Juliana Canellas.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.750 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em https://www.grupoboticario.com.br