Fazemos bonito na sociedade e na natureza
Sabemos que todas as ideias podem impactar a sociedade e o planeta, por isso buscamos o sucesso responsável.
Somos inquietos: pouca gente sabe, mas antecipamos tendências em nosso portfólio para garantir um futuro mais sustentável.
Cada produto simboliza o nosso cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Acompanhamos tendências em formulações e embalagens, novas regulamentações e até mesmo movimentos do mercado para garantir que o produto que chegue às mãos de nossos consumidores represente o que há de mais seguro e eficaz.
Durante a avaliação de segurança de produtos e ingredientes, o Grupo Boticário estabeleceu um processo rigoroso para avaliação de materiais controversos, que são materiais atualmente aceitos pelos principais órgãos regulatórios, mas que de alguma forma estão sujeitos a questionamentos, sem consenso
científico, tanto do ponto de vista mercadológico, quanto técnico e social.
Temos um grupo técnico especializado e dedicado ao estudo para avaliação desses materiais. Esse grupo avalia todos os materiais em três âmbitos:



Nós repudiamos matérias-primas que possuam risco envolvendo trabalho análogo ao escravo, trabalho infantil, origem de zona de conflito e desrespeitando a integridade humana e trabalhista.
Toda essa garantia é feita através de um rigoroso processo de auditoria com nossos fornecedores e comprometimentos contratuais durante sua homologação.
Dentro de todas essas premissas, monitoramos ativamente mais de 200 substâncias.
Um ponto importante é que consideramos também a percepção do consumidor para nossa decisão sobre a utilização de determinado material. Monitoramos as opiniões dos clientes através de citações em blogs, redes e mídias sociais para subsidiar as nossas decisões.
Após avaliarmos um material, este pode ser classificado como banido, bloqueado em substituição ou bloqueado:

Banido – São materiais que não fazem parte do portfólio de marcas do Grupo Boticário.

Bloqueados em substituição – São materiais que o Grupo estabelece um plano com prazo para garantir a substituição em portfólio, além de bloquear seu uso em novos desenvolvimentos. Importante ressaltar que todos os materiais que estão em fase de substituição são regulatoriamente aceitos.

Bloqueados – São materiais que o Grupo toma a decisão de bloquear seu uso em novos desenvolvimentos, não gerando expansão de portfólio.
Dessa forma, o Grupo Boticário se preocupa com a transparência ao consumidor e abre abaixo sua lista de materiais banidos e em substituição, dando clareza dos motivos e seu compromisso em relação aos prazos*:
LISTA DE SUBSTÂNCIAS BANIDAS
- 4-Methylbenzylidene Camphor
- Benzophenone-1
- Benzophenone-3
- BHA
- Boric Acid
- Bronopol
- Camphor
- Carmine / CI 75470
- Cyclohexasiloxane (produtos enxaguáveis)
- Cyclopentasiloxane (produtos enxaguáveis)
- Cyclotetrasiloxane
Diazolidinyl Urea - Dimethyl Oxazolidine
- DMDM hydantoin
- Formaldehyde
- Glutaral
- Glyoxal
- Imidazolidinyl urea
- Methyldibromo Glutaronitrile
- Nonoxynol
- Parabens
- Phenylmercury
- Polyaminopropyl Biguanide
- Polyethylene (microesferas) (produtos enxaguáveis)
- Polyethylene Terephthalate
- Polylactic Acid
- PVC (embalagens)
- Quaternium-15
- Resorcinol
- Thimerosal
- Toluene
- Triclocarban
- Triclosan
LISTA DE SUBSTÂNCIA EM FASE DE SUBSTITUIÇÃO
• BENZOPHENONE-2 E 4
Para que serve? As benzofenonas 2 e 4 atuam como filtros, protegendo a pele e/ou as características dos produtos (como a coloração, por exemplo) contra os efeitos prejudiciais dos raios UV.
Por que está em substituição? Alguns estudos recentes (mas que não foram endossados pela comunidade científica) apontaram as benzofenonas como prejudiciais ao ambiente marinho e ao público infantil.
Por isso, apesar das benzofenonas serem comprovadamente seguras, elas passaram a ser alvo de rumores e hoje preocupam os consumidores.
O Grupo Boticário nunca utilizou benzofenonas como fator de proteção da pele. Agora, está substituindo o uso como fator de proteção do produto, mesmo que a concentração nesse caso seja baixa e não apresente risco.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com Benzofenonas após 2022.
• FTALATOS-DIETILFTALATO
Para que serve? Os ftalatos são uma família de compostos utilizados para diversas finalidades e por vários setores da indústria. Já o dietilftalato é utilizado em baixas concentrações na indústria de cosméticos, como solubilizante de fragrâncias, agente amargante e desnaturante de álcool.
Por que está em substituição? Alguns tipos de ftalatos são acusados de causar danos à saúde humana. O dietilftalato, no entanto, não apresenta qualquer ação tóxica quando usado em baixas concentrações na indústria de cosméticos.
Mas, como ele pode ser confundido pelos consumidores com os outros tipos de ftalatos e causar preocupação, decidimos eliminar o dietilftalato de novos lançamentos.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com dietilftalato após 2022.
• ZINC PYRITHIONE
Para que serve? É amplamente utilizado na indústria de cosméticos devido a sua ação no tratamento de caspa e dermatite seborreica. Possui propriedades bactericidas e é eficaz contra alguns microrganismos.
Por que está em substituição? O Piritionato de Zinco foi recentemente considerado pelas autoridades europeias como suspeito por apresentar riscos à saúde humana.
Apesar dessa substância não conferir risco nas baixas concentrações em que são utilizadas pelo Grupo Boticário, decidimos eliminar esse ingrediente de nossos produtos.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com Zinc Pyrithione após 2021.
- MATÉRIAS-PRIMAS DE ORIGEM ANIMAL
Para que servem? As matérias-primas de origem animal são amplamente utilizadas na indústria de cosméticos na forma de emulsionantes, fragrâncias, emolientes e modificadores de sensorial, como cera de abelhas e sodium tallowate.
Por que está em substituição? O Grupo Boticário não utiliza matérias-primas de origem animal que tenham sido obtidas com sacrifício ou sofrimento animal, nem utiliza ingredientes animais, a não ser nos casos de serem subprodutos de outro processo ou provenientes de metabolismo. Hoje todos nossos novos desenvolvimentos nascem sem ingrediente de origem animal e a substituição nos demais itens do portfólio é um compromisso do Grupo Boticário por contribuir com sustentabilidade e no respeito aos animais e à vida.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com ingredientes de origem animal após 2024.
•CICLOPENTASILOXANO (CYCLOPENTASILOXANE D5) E CICLOHEXASILOXANO (CYCLOHEXASILOXANE D6)
Para que serve? Os silicones do tipo siloxano são utilizados para conferir propriedades sensoriais e lubrificantes em produtos para pele e cabelo.
Por que está em substituição? O silicone D5 foi considerado pelas autoridades europeias suspeito por se acumular no meio aquático.
Com base nisso, algumas autoridades internacionais estão restringindo o uso desse silicone em produtos cosméticos enxaguáveis e com proposta para proibição em produtos não enxaguáveis.
Quando será substituído? Já em 2020 o Grupo Boticário eliminou silicones D5 e D6 de seus produtos enxaguáveis.
Apenas alguns itens não enxaguáveis ainda possuem silicones, mas trabalhamos para que nenhum produto não enxaguável seja produzido com Ciclopentasiloxano D5 e Ciclohexasiloxano D6 após 2023.
• PFAS (PERFLUOROOCTYL TRIETHOXYSILANE)
Para que serve? É uma classe de compostos utilizada em uma grande variedade de aplicações.
Na indústria cosmética é geralmente utilizado como surfactante e para conferir poder de resistência à água e oleosidade às formulações.
Por que está em substituição? Existem diferentes tipos de compostos pertencentes à classe dos PFAs.
Alguns tipos de PFAs estão relacionados ao impacto ambiental e potencial risco à saúde humana. O Perfluorooctyl Triethoxysilane não apresenta qualquer evidência científica quanto aos danos ambientais ou à saúde humana. Porém, devido a controvérsia da classe, decidimos eliminar esse composto de novos lançamentos.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com Perfluorooctyl Triethoxysilane após 2023.
- HOMOSALATO
Para que serve? O homosalato, encontrado nos rótulos na forma de Homosalate, é utilizado em protetores solares e responsável pela absorção dos raios UVB.
Por que está em substituição? O homosalato é acusado por supostamente provocar distúrbios hormonais quando em alta concentração. O Grupo Boticário utiliza esse ingrediente em concentrações que não conferem risco a saúde. Apesar da matéria-prima ser considerada segura por diversos órgãos científicos, o Grupo Boticário tem o compromisso de remover esse componente de suas formulações dentro dos próximos anos.
Quando será substituído? Trabalhamos para que nenhum produto seja produzido com homosalato após 2024.
*O prazo de substituição de matérias-primas controversas é válido para todos os produtos produzidos pelo Grupo Boticário, exceto recentes incorporações (Vult) que estão sendo trabalhadas com prazos exclusivos.
LISTA DE SUBSTÂNCIAS BLOQUEADAS NO GRUPO BOTICÁRIO
• BHT
• Methylchloroisothiazolinone / methylisothiazolinone

AMBIENTE CAUTELOSO E INSPIRADOR

Além do cuidado e atenção com todas as matérias-primas empregadas no desenvolvimento de produtos do Grupo Boticário, vamos além e trazemos uma atenção especial às nossas fragrâncias.
Uma fragrância é a mistura química que tem um cheiro ou odor e é utilizada para promover a perfumação. Essas misturas podem incluir matérias-primas aromáticas naturais, provenientes do uso de biotecnologia e materiais sintéticos.
As fragrâncias utilizadas pelo GB devem atender aos requisitos da IFRA (International Fragrance Association) e das legislações e regulamentos dos principais mercados em que o Grupo atua.
A IFRA promove o uso seguro de fragrâncias e há décadas estabelece limites para suas criações, a fim de garantir que as pessoas possam desfrutar da arte da perfumaria com confiança e segurança.
Com base em evidências científicas e percepções do consumidor, atua proibindo, limitando ou definindo critérios para o uso de certos ingredientes, estabelecendo regras que são reconhecidas por autoridades governamentais e empresas em todo o mundo.
O Código de Prática e Padrões IFRA (IFRA Standards) é revisitado periodicamente e seus pareceres são notificados através de emendas quando há necessidade de alterações nos seus direcionais.
COMEÇA POR NÓS
Somos apaixonados por nossos consumidores desde 1977. Por esse motivo, em se tratando da segurança humana, o Grupo Boticário foi além e, em 2017, criamos um Guia para o Desenvolvimento de Novas Fragrâncias.
O objetivo desse Guia é repassar nossos posicionamentos e comprometimentos às Casas de Fragrâncias, que são nossos fornecedores especialistas no desenvolvimento e criação de fragrâncias.
Nesse documento, são apresentadas as premissas, requisitos técnicos, regulatórios, de segurança e sustentabilidade relacionados ao desenvolvimento dessas matérias-primas, os quais devem ser adotados e comprovados pelos fornecedores.

Esse Guia é aplicável a todas as novas fragrâncias utilizadas em produtos das marcas do Grupo Boticário e é atualizado periodicamente, sempre que houver mudança no cenário técnico ou regulatório.
Durante a criação de novas fragrâncias, os fornecedores também não podem usar algumas substâncias que apesar de, na sua grande maioria serem regulatoriamente permitidas, nós do Grupo Boticário optamos por não utilizar em nosso portfólio. Ver nossa lista de substâncias Banidas.