X

Crowdsourcing (inovação colaborativa)

É quando a empresa convida agentes externos à organização para trabalharem juntos em um problema previamente identificado.

Essa colaboração pode ser feita por meio de diversas ferramentas que promovam a troca de ideias entre os participantes.

Alguns dos modelos adotados pelo Grupo Boticário são:

Desafios e hackathons, que promovem a competição individual ou entre grupos

Design Thinking, que tem um olhar voltado para colaboração do time como um todo

As campanhas de crowdsourcing no GB sempre começam com a pergunta: “que problema do consumidor vamos resolver?” ou “qual a dor do consumidor”?”.

LANÇAMENTO DE DESAFIOS, EDITAIS E HACKATHONS

DESIGN THINKING

Visam reunir profissionais de diferentes áreas de atuação com a finalidade de criar soluções inovadoras para algum problema específico que foi previamente mapeado.

Utilizamos Design Thinking colocando o problema dos nossos clientes no centro e mapeando a sua jornada, com o objetivo de buscar as melhores soluções para resolver as dores dos nossos consumidores.

CASES

Desafio Design for Environment com Braskem

Design for Environment (DfE) é uma metodologia que visa melhorar a performance de um produto, processo ou serviço, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental em todas as etapas do ciclo de vida.

Com foco em trazer mais inovação e sustentabilidade, convidamos os participantes para prototipar uma nova embalagem de batom que seja mais sustentável e possibilite a utilização completa do conteúdo pelo consumidor.

Nasa Space Apps


Apoiamos o NASA International Space Apps Challenge, hackathon criado para debater temas e criar soluções para problemas da Terra e do espaço que afetarão a vida de todos.

Perfumathon

Um “hackathon de perfumaria”, organizado pelo O Boticário (marca mãe do Grupo Boticário) e pela Aldeia Coworking.

Durante dois dias, 60 jovens de todo o País se reuniram para resolver desafios da categoria de perfumaria propostos pela empresa.
Entre os desafios, um deles era construir uma proposta que pudesse “acabar com o modelo de negócio de perfumaria de O Boticário” e que obrigasse o Grupo a mudar totalmente a sua forma de vender perfume.

Como resultado, tivemos 10 ideias de possíveis projetos a serem desenvolvidos pelo GB.