Compromissados com a qualidade de nossos ingredientes
CONHEÇA NOSSO CONTROLE DE MATÉRIAS-PRIMAS
O Grupo Boticário segue os padrões nacionais e internacionais para utilização de ingredientes seguros nas formulações de seus produtos.
Além disso, nós seguimos rigorosos processos de controle de qualidade e análise toxicológica para garantir que tanto os ingredientes, quanto os produtos desenvolvidos, sejam seguros para você.

SOBRE METAIS PESADOS
Os produtos do Grupo Boticário não utilizam metais pesados como matéria-prima, seguindo sempre as normas nacionais e internacionais de controle.
Onde são encontrados? Esses componentes, quando presentes nos cosméticos, são encontrados como “traços” vindos de resíduos de matérias-primas, ou seja, níveis abaixo dos quais poderiam gerar efeito sistêmico no organismo.
Os diversos órgãos reguladores determinam critérios para a presença de metais pesados em produtos cosméticos, restringindo sua concentração máxima.

Por que é questionado? Alguns metais pesados são associados diretamente a sua toxicidade, sendo que a exposição a elevadas concentrações e ao longo do tempo podem estar relacionadas a doenças crônicas e intoxicações graves. No entanto, dentro dos limites de segurança estabelecidos, eles não oferecem risco à saúde humana.
No Grupo Boticário: não adicionamos intencionalmente metais pesados em nossos produtos. Adotamos um processo rigoroso de avaliação de nossas matérias-primas para controlar a presença de possíveis vestígios inevitáveis de metais pesados e garantir que eles estejam abaixo de níveis considerados seguros.
Você sabia? Apesar dos metais serem vistos como vilões para a saúde humana, alguns deles, como por exemplo o zinco, cobre, cobalto, selênio, bário são considerados essenciais para o organismo humano.
1,4-DIOXANO
Onde é encontrado? O 1,4-Dioxano é uma substância pertencente à família dos éteres e pode ser naturalmente encontrada em alguns alimentos, como tomate, frango e café.
Essa substância é resultado de um processo químico chamado etoxilação e é usada para dar às matérias-primas propriedades tensoativas.
Por que é questionado? O 1,4-Dioxano é questionado por ser suspeito de alguns efeitos indesejados (como náuseas, irritação nos olhos e no sistema respiratório), além de ser apontado como possível cancerígeno se houver exposição frequente à altas dosagens.
No Grupo Boticário: não utilizamos 1,4-Dioxano em nenhum produto.
Porém, a substância pode ser encontrada como impureza em algumas matérias-primas. Pode ser um subproduto não-intencional de ingredientes como: PEGs, polietileno/polyethylene, polietilenoglicol, polioximetileno, -eto ou –oxinol, poloxyethylene, ceteareth, polysorbate-20 e 60, sodium laureth sulfate e PEG-40 hydrogenated castor oil.
Seguindo critérios de órgãos internacionais, as quantidades de tal substância em produtos cosméticos são consideradas seguras com traços de até 10 ppm (partes por milhão).
Adotamos esse limite para produtos voltados ao público adulto e para produtos infantis com concentração máxima de 4 ppm, sendo essas concentrações muito baixas e sem quaisquer riscos aos nossos consumidores.
Trabalhamos juntamente com nossos fornecedores para evitar ao máximo a contaminação por 1,4-Dioxano durante o processo de fabricação dos produtos, além de possuir um time superpreparado para testar e garantir a segurança de nossos produtos para entregarmos o melhor para você.