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Cases

Território sustentabilidade

Esse território fomenta a inovação em pesquisa de produtos com total sinergia à visão 2030 de sustentabilidade do Grupo Boticário.

Durante todo o ciclo de vida do produto – da matéria-prima ao descarte – focamos na redução de impacto ao meio ambiente e a geração de impacto positivo à população, tanto por sua função ou benefício, como pela cadeia de geração de valor e renda que ele tem potencial de proporcionar.

EXEMPLO

Lançamento de shampoos da marca Eume que possuem fórmula com menor impacto na água, representando uma nova abordagem para o mercado, empoderando sua preocupação com as pessoas e o planeta.

COMO ESSA INOVAÇÃO FOI POSSÍVEL?

Através de uma ferramenta diferenciada, I.A.R.A.™, conseguimos quantificar o impacto de matérias-primas prejudiciais ao ambiente aquático.
Dessa maneira, é possível medir o impacto de produtos enxaguáveis, ou seja, de shampoos, condicionadores, óleos corporais, sabonetes, entre outros.
A partir desse índice, o GB consegue sugerir mudanças nas formulações para garantir a melhor qualidade dos nossos produtos e melhorar a saúde dos nossos rios e oceanos.

TERRITÓRIO DATA DRIVEN

O Território Data Driven conta com a sinergia de diferentes elos da cadeia, desde o produto em P&D até tecnologia em TI.

Por meio da combinação entre inteligência artificial e big data, conseguimos captar e analisar informações de um grande banco de dados, fomentando inovações cada vez mais personalizadas e diferenciadas aos nossos consumidores.

EXEMPLO

Depois de mais de dois anos de desenvolvimento, o Grupo Boticário lançou os primeiros perfumes do mundo feitos com auxílio de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) em parceria com a IBM e uma das principais fornecedoras de fragrância da rede, a alemã Symrise.

Através da conexão com parceiros globais, alcançamos a combinação perfeita entre cognição da máquina, a alquimia do perfumista e dos experts em perfumaria do P&D do GB.

A precisão e capacidade de processamento de dados da inteligência artificial, somadas à sensibilidade do ser humano para dar o toque final, levaram a criação de uma fragrância que realmente encanta o consumidor.

CASE Nariz Digital

Toda a conexão do mundo da perfumaria é feita sensorialmente e acreditamos que um bom nariz humano sempre será fundamental na escolha e avaliação de um novo perfume, mas porque não aliar tecnologia a todo esse processo?

O Grupo Boticário é referência em perfumaria e está sempre conectado em trazer os melhores produtos para os consumidores. Pensando nisso, fomos até a Europa atrás de tecnologias inovadoras que pudessem trazer uma avaliação cada vez mais assertiva da performance olfativa dos seus produtos e trouxemos nosso cromatógrafo gasoso acoplado com espectrometria de massas e olfatômetria, carinhosamente chamado por nós de Nariz Digital. Isso porque ele consegue traduzir em números e dados químicos as percepções olfativas o que nos permite ter uma avaliação muito mais completa e robusta dos nossos produtos e auxiliar a entregar produtos cada vez melhores para nossos consumidores. Clica no vídeo abaixo e entenda um pouco melhor sobre como esta tecnologia funciona.